alinhar gestão de RH e gestão de projetos

O capital humano é, sem dúvida, a maior riqueza das organizações. Por isso, a importância de fazer a integração da gestão de RH e gestão de projetos para otimizar os processos de recrutamento, seleção, treinamento, remuneração e outras atividades desempenhadas pela área de Recursos Humanos.

Para você ter uma ideia, esse alinhamento tem impactos diretos na produtividade e nos resultados da empresa. Mas como isso funciona na prática? Como fazer uso de estratégias da gestão de projetos para lidar melhor com as pessoas? Descubra os caminhos agora.

O que é gestão de RH?

O gerenciamento de RH deve definir princípios, estratégias, políticas, práticas e processos diretamente ligados à atuação das pessoas dentro das organizações. O setor vai muito além de definir quem fica ou quem sai ou incluir colaboradores na folha de pagamento. Veja algumas das atividades e funções inerentes à gestão de RH:

Planejamento de Recursos Humanos

Se o RH não faz um planejamento, não podemos dizer que se trata de uma gestão, mas sim de um simples setor que atende a demanda do momento. Logo, uma das principais atribuições de uma gestão bem-sucedida é traçar planos para que o RH atinja os objetivos da empresa.

Recrutamento, seleção e integração

Essas são as atividades mais conhecidas e comuns destinadas ao RH. É dele a responsabilidade de atrair os melhores candidatos, escolhê-los para as funções, reter os grandes talentos e integrá-los ao ambiente de trabalho, colegas e atribuições.

Descrição e normatização interna

Cabe ao RH analisar e definir quais são as tarefas de cada setor e as obrigações de cada cargo existente na companhia. Além disso, o Recursos Humanos tem papel crucial na higiene e segurança no trabalho, definindo as normas e procedimentos que devem ser seguidos.

Avaliação, remuneração e desenvolvimento

É dever da gestão de RH avaliar o desempenho de cada funcionário e definir salários e recompensas para os cargos. Além disso, ele tem a incumbência de incentivar a formação profissional e o desenvolvimento pessoal dos funcionários.

O que é gestão de projetos?

Uma empresa está sempre com muitos projetos em andamento, que consistem em planos que têm início, meio e fim. A gestão de projetos vai além desse simples trio divisor e é responsável por aplicar técnicas, conhecimentos e habilidades para que os projetos tenham sucesso e sejam rentáveis para a organização. Pensando nisso, ela obedece às seguintes etapas:

Concepção

A concepção, como o próprio nome já sugere, é o momento inicial de um projeto. É quando a gestão pensa no macro e descobre o que pode funcionar para o bom andamento dos processos dentro da empresa. É o campo das ideias.

Definição

Nessa etapa da implementação de um projeto há uma definição sobre ele e o impacto que pode causar. É primordial haver o consentimento da chefia e o reconhecimento da sua real necessidade e propósitos para fortalecer a organização.

Planejamento

É a fase de colocar tudo no papel: quando o escopo é feito. Nele devem constar o cronograma, plano de gerenciamento de riscos, de comunicação, qualidade, funções e toda a estrutura para que o programa tenha êxito.

Lançamento

Esse passo é essencial, pois é quando o projeto ganha corpo e é apresentado formalmente às equipes que vão lidar diretamente com a iniciativa. É hora de argumentar, persuadir e motivar os colaboradores envolvidos.

Execução

É a fase em que começam as atividades relacionadas ao projeto em si. Ações, intervenções e reuniões são partes fundamentais da execução de um projeto dentro de uma empresa.

Avaliação

É preciso avaliar o projeto mesmo durante a sua execução. Essa etapa ocorre concomitantemente à sua realização. A gestão de projetos deve analisar constantemente os seus resultados e provocar correções, quando necessário.

Encerramento

Uma das marcas de um projeto dentro de uma organização é que ele tem um prazo para o seu encerramento. Desta forma, cabe seguir esse cronograma para que o gerenciamento da iniciativa ponha um ponto final nele.

Como a gestão de projetos pode beneficiar a gestão de RH?

Agora que você está alinhado com as características dos dois tipos de gestão, fique sabendo que a integração de ambos pode ser extremamente benéfica para a organização. Isso porque alguns conceitos da gestão de projetos são capazes de garantir processos muito mais eficientes, organizados e ágeis para os Recursos Humanos, com os seguintes passos:

Aplique o escopo no recrutamento e seleção

A descrição exata do que se espera de um determinado projeto é chamada de escopo. Essa espécie de documento é como se fosse um organograma onde prazos, ações, ferramentas, metodologias e resultados são registrados.

A gestão de RH pode valer-se dessa concepção para organizar e conduzir os processos de recrutamento e seleção. Fica mais fácil acertar nas contratações, reter talentos e contribuir para os objetivos e crescimento da empresa.

Faça o controle de custos no planejamento de RH

A gestão de projetos trata o controle de custos como algo irrefutável. Os Recursos Humanos podem adotar esse preceito também na gestão de pessoas durante o planejamento, avaliação, remuneração e desenvolvimento.

Isso vai refletir no aumento do faturamento do negócio e na percepção de valor. A contenção das despesas deve ser tratada pela gestão de RH como uma de suas prioridades, assim como a gestão de projetos a trata.

Utilize a metodologia Scrum

A área de Recursos Humanos só tem a ganhar caso a metodologia Scrum seja adotada nos seus projetos internos. Também conhecida por utilizar o desenvolvimento ágil, sua aplicabilidade não se resume ao universo da programação ou engenharia, e deve ser aplicada a qualquer projeto, inclusive os de RH.

Na Scrum funciona assim: é feita uma lista com tudo o que precisa acontecer para o projeto dar certo. Depois, essas iniciativas são divididas por ciclos mensais chamados de Sprints. Dentro de cada Sprint tem um conjunto de atividades a serem realizadas e avaliadas diariamente até a sua conclusão.

Quando um Sprint é encerrado, logo começa outro. É um ciclo de atividades, cujos sprints vão se renovando para contribuir para a melhoria continua dos processos.

As empresas inovadoras sabem que o ritmo das transformações no mercado está acelerado e que o ambiente de trabalho precisa acompanhar essas modificações. Para isso, é substancial ter profissionais qualificados, engajados e comprometidos. Isso é possível com uma boa integração entre a gestão de RH e gestão de projetos, como você leu neste artigo.

Assine nossa newsletter e saiba mais sobre soluções incríveis para sua empresa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>